quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Depois da guerra, o paraíso era Portugal...


CLÁUDIA SOBRAL
24/01/2013
Entre 1947 e 1952, 5500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas. Fugiam das marcas da II Guerra Mundial: a fome e o frio, o pai que tinha ficado na guerra. “Lá é o paraíso”, diziam-lhes as mães antes da partida. De regresso, já ninguém as entendia, já só falavam português.
AQUI:
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/depois-da-guerra-o-paraiso-era-portugal-1581863#/0

Quase 60 anos depois, Cáritas austríaca ainda agradece a Portugal
23 Janeiro 2013, por Filomena Lança

Recolha de fundos vai ajudar crianças portuguesas carenciadas. Iniciativa é de austríacos que, depois da Segunda Guerra Mundial, foram recebidos por famílias portuguesas que os acolheram.
As Cáritas portuguesa e austríaca vão assinar amanhã um Memorando de Entendimento para uma campanha de angariação de fundos de ambas as organizações a favor de crianças de famílias portuguesas carenciadas.
A iniciativa surge na sequência de uma ligação entre as duas entidades que remonta aos anos do pós-guerra. Nessa altura, escreve a Cáritas portuguesa em comunicado, “mais de 5500 crianças austríacas foram acolhidas em famílias portuguesas no quadro de uma acção da Cáritas. Puderam, assim, escapar, durante algum tempo, à miséria e infortúnio de uma pátria devastada pela guerra, encontrando guarida com afecto e os melhores cuidados no seio das suas famílias hospedeiras”.
Passados quase 60 anos, as crianças de então mantêm o contacto com as famílias portuguesas de adopção “constituindo uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal”, acrescenta a Cáritas.
Pretende-se agora “reavivar a memória do espírito de ajuda então demonstrado por tantos portugueses e expressar a Portugal um simbólico gesto de muito obrigado”, com uma ajuda solidária a crianças portuguesas afectadas pela crise.
Em simultâneo com a recolha de fundos, foi preparada uma exposição sobre as “Crianças Cáritas” austríacas, produzida pela curadora Isabel Pereira de Moura, “que ilustrará, em imagens e documentos, no seu contexto histórico, o abnegado auxílio de Portugal.”
A exposição pode ser visitada no CCB entre 24 e 31 de Janeiro e será depois exibida, ao longo dos próximos meses, no Porto, em Évora e no Algarve. Ao mesmo tempo, a Embaixada da Áustria promove um ciclo de iniciativas que inclui apresentações de teatro, sessões de leitura literária e concertos em volta do tema das “crianças Cáritas”.
AQUI:
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/quase_60_anos_depois_caritas_austriaca_ainda_agradece_a_portugal.html

Sem comentários:

Enviar um comentário