sábado, 10 de dezembro de 2016

Eleutério Sanches (1935 - 2016)

Se levas a arte contigo, deixas-nos muita manifestação dela.
José Maria Laura
Em 1985, nos 25 anos da Escola Secundária Ferreira Dias, Agualva - Sintra

«Faleceu o pintor angolano Eleutério Sanches
08/12/2016»

Carlos Sanches e Eleutério Sanches (Foto. José Peixe)

Morreu há instantes o pintor, escultor, cantor e poeta angolano, Eleutério Sanches, depois de muitos meses a lutar contra diversas maleitas que o atacaram nos últimos anos. Tinha 81 anos.

É caso para escrever que o pintor morreu mas ficaram as obras, e toda uma geração de alunos que ele formou, durante os mais de 40 anos dedicados à docência.


Em 2013...
Destaque Cultura Angolana: Euleutério Sanches
20/03/2013


Euleutério Sanches – Nasceu em Luanda (Angola) em 1935. Ainda estudante do Liceu Salvador Correia, revela-se na interpretação e na composição musical, no desenho, na pintura e no teatro – Grupo Experimental de Teatro jograis de Angola.

Entre 1959 e 1961, participa em diversas exposições colectivas, em Luanda, salientando-se as realizadas no Museu de Angola, e na Sociedade Cultural de Angola. Em 1962 vai estudar para Portugal ingressando na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Em 1965 inicia o trabalho singular, que haverá de manter durante 10 anos, como Monitor de Pintura no Sector de Ergoterapia Terapia Ocupacional do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, interessando-se desde então pela Pintura Psicopatológica). Faz Teatro Radiofónico na antiga Emissora Nacional (actual RDP) e participa em diversos programas musicais de Rádio e Televisão.

Nasceu em Luanda (Angola). Ainda estudante do Liceu, revela-se na interpretação e na composição musical, no desenho, na pintura e no teatro – Grupo Experimental de Teatro jograis de Angola.

Entre 1959 e 1961, participa em diversas exposições colectivas, em Luanda, salientando-se as realizadas no Museu de Angola, e na Sociedade Cultural de Angola. Em 1962 vai estudar para Portugal ingressando na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Em 1965 inicia o trabalho singular, que haverá de manter durante io anos, como Monitor de Pintura no Sector de Ergoterapia Terapia Ocupacional do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, interessando-se desde então pela Pintura Psicopatológica). Faz Teatro Radiofónico na antiga Emissora Nacional (actual RDP) e participa em diversos programas musicais de Rádio e Televisão.

Eleutério Sanches é licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. É professor do Quadro de nomeação definitiva do Ensino Secundário

Oficial, leccionando actualmente na Área de Artes Plásticas as cadeiras de “Oficina de Artes” e “Materiais e Técnicas de Expressão Plástica”.


Como pintor realizou várias exposições individuais no Palácio Foz, Lisboa, em Braga, Barcelos, na Junta de Turismo do Estoril, Évora e Castelo Branco, na Casa de Portugal de Nova Iorque; nos Açores, Madeira e Lisboa, na Faculdade de Medicina, no CITA (Luanda) e em Lourenço Marques (Maputo), na TAAG Lisboa; na Sede da UNAP pela Secretaria da Cultura, Luanda, e no 20º Aniversário da Independência de Angola, Luanda. Está representado em inúmeras colecções particulares e em museus (nacionais e internacionais).


Eleutério Sanches é um compositor que canta Luanda, respirando-a num gesto lírico de singular compasso e intimidade poética.

Para o poeta, Luanda não se reduz a um mero espaço físico de itinerância urbana, ou seja, as canções e a sua pintura transformam a cidade numa entidade animada, não só passível de contemplação, como de permanente diálogo.

De 1950 a 1960, participou em vários espectáculos de variedades acompanhado pelo grupo “Estrela Canora” e “Ngola Ritmos”.

No final da década de 1960 realizou uma digressão por Angola, constituída por 30 espectáculos, com o humorista português Raúl Solnado e participou, na rádio, em programas de poesia com Manuel Lereno, Maria Leonor, Carmen Dolores e Maria Germana Tânger.

Em 1969 actuou em Londres, nos serviços portugueses da BBC, e em Moçambique, num recital de poesia na então Lourenço Marques, hoje Maputo, e na cidade da Beira, Sociedade de Estudos de Moçambique. Em 1972, desta vez para apresentar novas canções, actuou no Cine Teatro Nacional, e em 1984, a União dos Escritores Angolanos acolheu-o para um recital de música e poesia com Filipe Mukenga, André Mingas, Liceu Vieira Dias e Dionísio Rocha.

AQUI: http://www.portaldeangola.com/2013/03/destaque-cultura-angolana-euleuterio-sanches/





Sem comentários:

Enviar um comentário