sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ANA PAULA CUNHA - Representação da Ferreira na Assembleia da República

AUDIÊNCIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Decorreu hoje, dia 12 de janeiro, às 12 horas, no Palácio de S. Bento, a audiência, pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da AR, de uma comitiva de representação da ESFD para exposição das razões que fundamentam a indispensável e urgente reabilitação e requalificação da Escola.

Esta Comitiva, que se constituiu como uma fracão representativa dos diferentes setores da comunidade educativa, contou com a presença dos seguintes elementos: Presidente do Conselho Geral (Ana Paula Cunha), Diretor da Escola (António Marques), Coordenador do Gabinete de Segurança (Luís Conceição), aluno (Leonardo Carreira) e Presidente da APEE (Álvaro Silva).

A necessidade de requalificação urgente da Escola foi partilhada e reconhecida por todos os presentes na audiência, conduzida pela Senhora Deputada Joana Mortágua (do Grupo Parlamentar do BE) que, juntamente com a Senhora Vice Presidente da Comissão de Educação, Deputada Nilza de Sena (do Grupo Parlamentar do PSD), foram unânimes em considerar não haver justificação para o facto de a ESFD não ter sido, até agora, alvo de requalificação.

Face à documentação apresentada e previamente enviada a todos os Coordenadores dos Grupos Parlamentares da Comissão de Educação – cartas, relatórios técnicos, mails e fotos – pouco mais houve a dizer, tornando-se por demais evidente a necessidade urgente de se intervir na ESFD.

O acolhimento foi aprazível e a simpatia calorosa. Desta vez, fomos ouvidos!

O longo e insistente silêncio dos que podem agir e nada fazem, tornara-se intolerável!

A inquietação permanece e continuará em nós até os problemas serem resolvidos: problemas de insegurança (de um edifício degradado e (de)cadente, que se vai desmoronando em cada dia que passa),  de atentado à saúde pública (quando as aulas decorrem em salas cheias de humidade, de baldes que aparam as águas das chuvas que teimam em cair) e de angústia, quando vemos o nosso brio profissional ser posto em causa pelas degradantes condições em que exercemos as nossas funções de educadores e professores. Ninguém merece isto!

Mas a esperança, essa, sim, veio renovada. A esperança de que o nosso esforço (que se arrasta há décadas!) tenha valido a pena, de que a nossa Escola seja reabilitada e requalificada em breve; que os nossos alunos se possam sentir confortáveis e mais motivados para a aprendizagem; que todos os nossos agentes educativos se sintam orgulhosos com os resultados do seu trabalho; que os nossos pais se sintam confiantes e seguros com a Escola dos filhos.

Bem Hajam, Senhoras e Senhores Deputados da Comissão de Educação da AR.

A nossa Esperança está, agora, posta em Vós!

A Presidente do Conselho Geral

Ana Paula Cunha

Nestas fotos tiradas em 2014, dois espaços da Ferreira que, desde então, ficaram vedados por constituírem perigo:
Abatimento do terreno

Queda de partes do telheiro
Fotografias de José Maria Laura

2 comentários:

  1. deixo aqui o link da audiência parlamentar (que é publico) para consulta e conhecimento de todos, vejam os documentos e as fotos....

    http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheAudiencia.aspx?BID=103732

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigados pela indicação do link. Vamos acrescentá-lo à mensagem.José Maria e Maria Laura

      Eliminar