quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LÍVIO DE MORAIS - Em Agualva...

Quando a Arte invade as nossas ruas, o mundo fica mais autêntico e mais vivo! 

Novo mural a nascer ao lado da Ferreira: é o nosso Amigo Lívio de Morais a saudar a escola onde foi professor tantos anos, onde modelou talentos juvenis e onde burilou recordações infinitas...
José Maria Laura
Fotografia de José Maria Laura
Fotografia de José Maria Laura
Lívio de Morais 
Fotografia de Teresa Rodrigues

«Pintor, escultor, desenhador, gravador, Lívio de Morais associa às pesquisas plásticas que desenvolve há mais de 30 anos, um conhecimento profundo de história da arte e de antropologia africana. Será por isso que o seu trabalho é assim tão singular? De facto, nenhum artista parece ter captado com tanta acuidade a força interior que pulsa no povo do continente negro e que acentua uma certa forma de estar no mundo. Três linhas directivas articulam a sua obra: a imagem da mulher africana, a simbologia das máscaras e a relação íntima que estabelece entre arte e literatura.
O tema predilecto de Lívio de Morais é a mulher africana. Deusa tutelar, em comunhão com o chão natal, a terra vermelha ou ocre cujas tonalidades quentes ela reveste, a mulher africana aparece como tema recorrente da obra do artista numa sucessão de visões fortes e poéticas. Tonalidade pensativa dos rostos, riqueza dos tons, modelado das formas, todas as suas representações se inspiram no mesmo tipo de beleza ideal.»
Nicole Guez
Paris, 07.12.2000

Sem comentários:

Enviar um comentário