domingo, 24 de junho de 2018

ANA PAULA COSTA - Na Ferreira e no Palco da vida

Tivemos o privilégio de conhecer a Ana Paula Costa na Ferreira no final dos anos 90. No quotidiano das nossas turmas, convivíamos e partilhávamos inúmeras tarefas, sempre facilitadas pelo entusiasmo e pela vivacidade da Ana Paula...  Já, nessa altura, o mundo do Teatro espreitava: lembramos com muito agrado uma ação de formação sobre colocação de voz que organizou para os colegas e que dinamizou com a atriz Cucha Carvalheiro. 
Longe da Ferreira, a Ana Paula continuou a ensinar... Também trilhou novos caminhos de palavras, gestos, emoção ... E abraçou  o teatro, no papel e no palco! 
Muito lhe devemos! Um grande bem-haja  pela paixão na redescoberta de Natália Correia, pela sensibilidade na viagem  pelas Ilhas e, sobretudo, pela força da Memória !
José Maria Laura
Prémio Literário Nunes da Rosa, Ed. Direcção Regional dos Assuntos Culturais dos Açores,1994
« Uma obra que captou o corpo e a alma de Natália Correia.
Uma fotobiografia é muito mais do que uma colecção cronológica de imagens ou uma sucessão de datas – e, em se tratando de alguém que viveu intensamente o derrame e a vertigem, alguém que fez da obra uma inovadora forma de vida e da vida uma arrojada obra de arte, este labor de ressurreição da memória torna-se particularmente delicado. »
« A Ana Paula Eusébio contou-me que, depois de comprar a Fotobiografia de Natália Correia, trabalho que fiz há alguns anos, ficou com o livro à cabeceira da sua cama. 
Durante alguns meses, julgo que cerca de seis, foi folheando, lendo, descobrindo. 
Uma bela noite, acordou do sono e terá pensado que o que mais queria naquele momento era encenar uma peça sobre a Natália. 
Nome: Natália é o resultado deste encontro em que tive a oportunidade de oferecer palavras à noite branca de uma mulher tão extraordinária. »

AQUI: https://www.wook.pt/livro/nome-natalia-ana-paula-costa/20277270
« O texto desta peça de teatro é de Ana Paula Costa; com Ana Paula Costa, Carlos Medeiros e Maria Emília Castanheira; dramaturgia e encenação de Ana Paula Eusébio; cenografia, luz e cartaz de José Manuel Castanheira; figurinos de José António Tenente; seleção musical de António Alves da Costa e Carlos Medeiros; operador de luz José Manuel Castanheira; operador de som António Alves da Costa; produção Patrícia Guerreiro. »
AQUI: https://www.cm-fundao.pt/municipionews/peca_teatro_natalia_moagem

« Que parcela, das memórias que temos, foi na realidade vivida ou é uma construção? Há ou não uma narrativa com a qual crescemos e nos habituámos a conviver, acreditando ser a nossa? Por outro lado, que perguntas faríamos se pudéssemos regressar a uma capacidade de espanto primordial mas apenas presente na infância? Uma mulher e o seu terapeuta. »
AQUI: http://www.mediotejoedicoes.net/produto/o-azulador-de-hortensias/

Sem comentários:

Enviar um comentário