segunda-feira, 19 de abril de 2021

MARTIM DA SILVA - Parabéns! 85 Primaveras de Abril

 Um homem faminto

Há homens isolados, sozinhos, circunscritos na solidão, voluntária ou não. Outros só aceitam a existência no seio do grande, permanente ou mesmo excessivo contacto com os demais.
Aparentemente isolado, o Martim faz da sua independência um leque de luzes que clareiam o conhecimento. São 85 ecos de autênticas primaveras que não esmorecem.


O Martim atesta um prisma bem diferente. Apresentou-se ao mundo entre os primeiros dezasseis irmãos numa família rural de Trás-os-Montes, com pouquíssimos recursos, e entre duas Guerras Mundiais. Os primeiros passos na busca de saber deram-se a pé e descalço. A escola era a 5 km.



A labuta da sobrevivência biológica, o desempenho nos afazeres domésticos, o prazer da atividade físico-desportiva, o cuidado e a satisfação em manter árvores e jardinagem, em reparar material danificado, provam um ponto de relevo na sua preocupação. Manifesta ainda restraços de um instinto primitivo de sobrevivência e de prova de agilidade na arte da caça.



Mas vai muito mais longe a sua sede de leituras e de escrita, insaciável fome de viajar na busca de aprendizagens. Descobrir países, outras expressividades culturais, novas gentes, linguagens diversas.



Adapta-se e palmilha os degraus do conhecimento desde a pedra de giz ao maleável recorte das tecnologias da comunicação. Convive em absoluto com este saber ancestral - “cherche la connaissance et non la possession, car la possession sans la connaissance est la cause de notre désordre” - (citação de Jean-Claude Carrière in Le cercle des menteurs).



Os arredores de Paris, apinhados de exemplares trabalhadores lusos e seus descendentes, conhecem-no desde Maio 68. Divide-se entre atividades associativas, desempenho religioso, ações culturais, recolhas de fundos de beneficência. Em resposta direta ao pedido de criação de cursos de Português, encontramo-lo sempre ligado aos jovens, numa incansável dedicação à aprendizagem e ao ensino. E sempre presente e constante o apego à música, pelo violino, pelas violas, pelas canções mais diversas, o que se tornou numa paixão também para muitos desses jovens.




O Martim sempre se disponibilizou para ouvir e ajudar pessoas em dificuldades básicas e particularmente a nível de distúrbios mentais. Faz da sua vida uma verdadeira missão, e tudo isto orientado por uma perspetiva de fé e de prática católica de que nunca abdica porque, dia após dia, acredita e experiencia.



Aqui ficam apenas uns breves traços do percurso deste homem faminto de saber que por 85 vezes já ergueu a taça do sorriso e continua equipado e com fôlego para novas etapas.



Nunca chegaremos a agradecer o alcance do Exemplo e da Explosão que o Martim inculcou nas nossas vidas.
19 de abril de 2021
José Maria Laura

4 comentários:

  1. Muitos Parabens ao Sr. Padre. Muita saude e anos de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos muito gosto em transmitir-lhe os seus votos. Gratos!
      José Maria e Maria Laura

      Eliminar
    2. Que lindo retrato! Parabéns amigos…parabéns Martim, pelo que me ensinaste e pela coragem que habita em ti! És uma rocha, bem sólida, destas montanhas que te abraçam!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Gratos por tão sentido comentário!

      Eliminar