sábado, 8 de outubro de 2022

JUDITE MORAIS - Lá vem a nossa ribeira...


A Judite imaginou este diálogo, delicioso e esclarecedor ...
Juntámos as nossas imagens à criatividade - sempre a fluir - da Judite.

Gratos!
José Maria Laura

Agualva - Lá vem a nossa Ribeira, que tem muito que contar,

traz-nos histórias do passado, tantas que são de pasmar.

Cacém - Conta-nos, Ribeirinha, a tua biografia e registo de memórias, 
explica-nos por onde corres, como preenches os dias!


 Ribeira das Jardas - Chamam-me a princesa das Ribeiras, com séculos de tradição, 
vim ao mundo numa serra, numa bela região.

Agualva + Cacém - Reporta-nos aventuras, sacia-nos a curiosidade, 
bem vês que plantámos raízes, aconchegados à tua beira, 
fazendo de ti o cartão de visita desta orgulhosa cidade.


 Ribeira das Jardas - Pertenço ao concelho de Sintra, sou romântica por natureza, 
tenho berço na Carregueira, junto a uma povoação rural, de peculiar beleza!

Agualva - Uma povoação rural? Parece-me original.

 
Ribeira das Jardas - Chama-se Almargem do Bispo, 
com o claro significado de algumas das suas terras terem pertencido a um prelado!

Cacém - E quais são os outros lugares por onde vens a serpentear?

 
Ribeira das Jardas - Vou descendo por aí e deparo-me com a Abelheira, 
uma localidade prazenteira, com a qual fico a namorar!

Agualva + Cacém - A namorar?


Ribeira das Jardas - Mas a minha ansiedade não é fácil de controlar, 
por isso vou sempre correndo e aqui me venho espraiar.

Agualva - Onde te damos o nome…

Cacém - … de Ribeira das Jardas ou «das Varas».

Agualva + Cacém - … das Varas???!!!

Agualva - … porque Jarda é uma unidade de comprimento equivalente a uma vara.


 Ribeira das Jardas - E varas são o que não falta nesta frondosa vegetação 
que debruça os seus ramos na minha água tão clara!

Agualva - E assim te devo o nome Agualva, do latim Aqua Alba, 
dado por um soldado romano, com fama de marialva.


 Cacém - Já o meu nome, Cacém, tem origem numa determinação régia que dizia
«Não Cacem nesta coutada que está sob minha guarda».


Ribeira das Jardas - Até à volta, companheiros, pois quero dar os bons dias à praia de Caxias, 
onde vou descansar, passeando minhas águas límpidas e agora despoluídas, 
por essas margens descontraídas do nosso Parque Linear!



Fotografias - José Maria Laura
Outubro de 2021


Sem comentários:

Enviar um comentário