Chegou o dia da minha Aposentação.
Depois de 42 anos de carreira docente, 36 dos quais exercidos nesta Escola Secundária Ferreira Dias, cumpre-me, em puro gesto de gratidão, dirigir a todos os parceiros da comunidade educativa - professores, pessoal não docente, pessoal administrativo, alunos, pais e encarregados de educação – as palavras mais sentidas de agradecimento, por ter sido sempre tão respeitada, tão acarinhada e valorizada por todos quantos comigo se cruzaram nesta etapa da minha vida.
Fui muito feliz nas aulas que dei, com os alunos que tive e com os pais/encarregados de educação que conheci. Fui muito feliz na interação com os colegas, nas aprendizagens realizadas e partilhadas. Fui muito feliz ao elaborar inúmeros documentos de escola, nas discussões académicas em que desbravávamos caminhos para a definição das linhas orientadoras da escola nos mais variados domínios do seu funcionamento e organização estratégica, estrutural e pedagógica. Fui muito feliz nos cargos desempenhados, com brio e gosto, usufruindo do privilégio de tomar decisões com parceiros de grande mérito que souberam vestir a pele da Ferreira e que muito contribuíram para a construção do bom nome e do prestígio da Escola.
Mas a vida nem sempre nos dá rosas. Por vezes reserva-nos também os seus espinhos. Não sei se para nos pôr à prova, se para nos convencer de que temos de estar sempre em estado de alerta, de prontidão, para o que possa surgir. E houve anos em que a saúde me traiu, em que as forças falharam, a alegria desabou e o coração falou mais alto, falou pelos olhos, com as lágrimas que então corriam, sem controlo. E é nas horas más que conhecemos as pessoas no seu carácter mais genuíno. E os mesmos companheiros, amigos, parceiros de uma vida, estiveram sempre comigo. Deram-me alento, levantaram-me do chão, agarraram-me as mãos, ataram-me a alma, sopraram-me vida. É que há pessoas que têm mesmo poderes mágicos, poderes especiais! Que conseguem ver a nossa alma através do espelho do seu Amor.
Para a Ferreira, uma reverência de despedida.
Para vocês, Caríssimos, o sorriso da retirada, pois não se deve chorar na chegada, muito menos na saída.
Com toda a minha Gratidão:
Ana Paula Cunha
26 de julho de 2023
~~~~~~~~
deste-nos a honra de publicar, neste nosso cantinho, as tuas palavras de recém-jubilada...
Decidiste vestir a tua «despedida» com palavras sentidas, encorpadas em frases que te hão de rodear sempre.
Uma escola é também uma casa onde todas as gerações se con/fundem para embeber, para entretecer aprendizagens. Fizeste, deste, amaduraste o teu contributo.
Alunos, colegas e toda a comunidade educativa reconhecem seguramente, sem desvios, o valor do teu empenho.
E se momentos houve em que os olhos se exprimiram sem controlo, foi seguramente para esbagoar, mais do que palavras, mensagens profundas que o tempo saberá resguardar.
Ficará na Ferreira, bem gravada, a memória viva da tua dedicação calorosa e frutífera.
Estas fotos colhidas ao sabor dos DIAS da FERREIRA levar-te-ão o nosso carinho e o nosso reconhecimento.
José Maria Laura
PARABÉNS
ResponderEliminarSó mais 1 ano...
ResponderEliminarSempre linda, profissional, sentido de ética, humana. É bom conhecer e ser amiga de uma pessoa assim. Beijinhos.
ResponderEliminarBela despedida a tua, querida amiga! Sempre a harmonia das palavras com alma, que espelham o carácter de quem as diz, porque as sente. Obrigada por me deixares ser contigo, na jornada de uma vida. Na Ferreira, deixaste um legado que nunca deverá ser esquecido. Felicidades Professora Ana Paula Cunha.
ResponderEliminar