sábado, 9 de junho de 2012

10 DE JUNHO

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

AQUI:
http://www.portaldosmiudos.com/artigos/30-artigo/359-dia-de-portugal-de-camoes-e-das-comunidades-portuguesas.html
O Dia 10 de Junho, feriado nacional em Portugal, é o dia em que comemora o nosso país, bem como todos os portugueses e portuguesas, embora um deles mereça  especial destaque neste dia.

 Neste dia assinala-se a morte de Luís Vaz de Camões, que aconteceu em 1580. “Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal” pois foi um grande poeta que levou o nome do nosso país por esse mundo fora…. Foi ele quem escreveu um dos mais conhecidos livros portugueses, “Os Lusíadas”.
Mas não é só Camões que representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história. São eles a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e a Língua Portuguesa.
A Bandeira Nacional está dividida em duas cores : verde do lado esquerdo (ocupando e vermelho do lado direito: o verde é a cor da esperança e foi escolhido em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses; o vermelho é uma cor de força, coragem e alegria, que representa o sangue derramado pelos portugueses.
Antes do nosso hino nacional, conhecido como "A Portuguesa" existiram outros hinos. Esta moda de ter uma música que representasse o país só nasceu no século XIX. O hino que conhecemos hoje foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República (em 5 de Outubro de 1910). A música foi escrita por Alfredo Keil e a letra por Henrique Lopes de Mendonça.
A língua portuguesa é também um símbolo do País. Fernando Pessoa até disse: "A minha pátria é a língua portuguesa”, o que significa que Portugal está onde quer que se fale em português. E falam português, tal como nós, cerca de 190 milhões de pessoas, em todos os continentes.
Voltando ao feriado de 10 de Junho, há muitos anos atrás, era chamado o «Dia da Raça», o que significava que era o dia dos portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem espalhados por todo o mundo. Mas agora é chamado Dia das Comunidades Portuguesas, em homenagem também a todos os que foram viver para outros países, ou seja, são emigrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário