sexta-feira, 4 de abril de 2014

VHILS - Retrato de Zeca Afonso

O artista português Alexandre Farto, que assina Vhils, voltou na semana passada à escola secundária onde estudou, no Seixal,  para criar numa das paredes, com a ajuda de alunos daquele estabelecimento,  um retrato do cantor Zeca Afonso.


O convite para fazer uma intervenção no edifício partiu da escola, da  professora Maria Dâmaso, que deu aulas a Alexandre Farto quando este frequentava  a secundária José Afonso, na área de Artes, mas a ideia de fazer o trabalho  em conjunto com alunos partiu do artista, recordou o próprio em declarações  à agência Lusa.
Vhils voltou à escola, onde estudou entre 2001 e 2005, nos dias 26 e 27 de março para esculpir o retrato de Zeca Afonso numa das paredes, participando  assim nas atividades do cinquentenário daquele estabelecimento de ensino.
A experiência foi "super interessante". Os alunos, de Artes, "já conheciam  o trabalho" do artista que esculpiu rostos em paredes um pouco por todo  o mundo. 
"Mostraram-se muito à vontade e quase fizeram a peça sozinhos. Não estava  à espera que (a atividade) tivesse tanta adesão inicial e os alunos tivessem tanto à vontade para criar aquele tipo de peça", contou. 
O rosto de José Afonso foi escolhido pela escola, "não só porque se  trata do patrono" daquele estabelecimento de ensino, "mas também porque  se integra no espírito das comemorações  dos 40 anos do 25 de Abril de1974", de acordo com os responsáveis pela iniciativa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário