segunda-feira, 12 de outubro de 2015

JUDITE MORAIS - Partidas

Cumpre-se, no calendário dos dias, mais um início de um ano letivo e eis-nos de volta à familiar rotina, cuja regularidade  temos  a  ilusão  de manter,  esforçando--nos por esquecer as perdas que vamos acumulando. Aos fins seguem-se os inícios, numa sucessão imparável que, com o passar dos anos, parece precipitar-se cada vez com maior rapidez. E vamos tentando prender na nossa memória a presença daqueles colegas que víamos animados de uma força que parecia impossível de sucumbir às malhas do tempo avassalador. Embrenhamo-nos na pressão das obrigações, que nos atrai como uma demência, e, muitas vezes, apenas nos detemos quando o toque dos sinos nos chama à reflexão e a questão “ Por quem os sinos dobram? “ (logo seguida da evidência da resposta “Eles dobram por nós”) se impõe como razoável.
Na sucessão de partidas, inscreve-se a recente despedida da colega CARMO SIMÕES, sobre a qual já contamos o decurso de um ano (já um ano?). Estávamos habituados à sua postura determinada e assertiva, animada por um saudável sentido de humor e comprometida com a paixão pelo ensino, pelo Benfica (o nosso CLUBE) e pelo envolvimento político, que nada parecia poder derrubar.
Nada parecia poder derrubar… e não pode derrubar…, nas marcas que deixou da sua passagem por nós, na dignidade com que erguia a vida e na grandeza que dava ao trabalho, num compromisso permanente com o futuro!
DECORREU, JÁ, UM ANO e DECORRERÃO OUTROS, mas, por entre as partidas e os regressos, por entre os discursos de despedidas e de boas vindas, a nossa memória é o duradouro arquivo que resiste ao castigo da erosão esculpida pelo tempo.

Por isso, anunciamos a missa que se vai realizar no dia vinte e sete de outubro de 2015, às dezanove horas, em Agualva, na Capela de Nossa Senhora da Apresentação (Colégio das Irmãs), em memória da CARMO SIMÕES e da amiga CONCEIÇÃO AMARANTE (cumprindo-se, assim, o ritual que a Carmo anualmente realizava). E, neste momento de paragem, lembraremos, também, os outros colegas dos quais guardamos vivas recordações, que o pó dos dias não conseguirá apagar. Até que o tempo nos detenha…





Em Memória de uma Combatente

Vivias o teu trabalho com paixão,
Empenhada na missão de ensinar,
Que movimentava o teu acordar
E trazia alegre o teu coração!

Ser professora era a tua vocação,
Nada te fazia desanimar,
Aceitando provas para superar,
Sendo um exemplo de dedicação!

Não desistias perante as dificuldades,
Cada dia era sempre um desafio,
Posto à prova da tua firme vontade!

Sorrias tanto ao calor como ao frio,
A Escola era a tua grande vaidade,
Enchendo-te de vida, dias a fio!

Fotografias de Ana Luz


Sem comentários:

Enviar um comentário