sábado, 23 de novembro de 2019

«Gare d'Austerlitz» de José Mário Branco e a nossa Memória

Jerry Uelsmann - 1982

Gare d’Austerlitz

Para o meu pai, a chegada em 1960.
Para mim, a partida, em 1983.
Entre estas duas datas, vivências e viagens entre as duas margens das nossas vidas, passando tantas vezes por esta estação mítica …

No cais, persiste a sombra carinhosa das recordações: lembro as malas atulhadas, os garrafões de vinho, os sacos de couves… e sobretudo, a alegria camponesa dos meus avós encasacados,  ao reencontrarem filhos e netos para festejar o Natal por terras de França…

A chegada. A partida. Tempos e Mudanças.

No cais, persiste a sombra entristecida das recordações: lembro as malhas atulhadas, as minhas lágrimas, o abraço da minha Amiga Fernanda ... e sobretudo, a dor despida da minha mãe ao ver-me partir para uma vida nova por terras de Portugal…

Gare d’Austerlitz, Migrações...
«Gare d’Austerlitz», Banda Sonora das nossas vidas...
Não tenho palavras, José Mário Branco, para agradecer a Emoção que eternizou nesta melodia de ruídos e harmonia, lembrando tantas Memórias aos solavancos, amontoadas em carruagens embaciadas de saudade…
… Apenas um abraço inabalável, entre duas estações …

Maria Laura Matos




Abertura (Gare de Austerlitz)
Autoria da música: 
Instrumentação: 
Acordeão; harmónica.
Data: 
1971
AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário