sábado, 20 de junho de 2020

A Ferreira e a Arte em tempo de pandemia

« No início deste mês fomos convidados pela Associação Arte Central, para participar neste projeto de apresentação de trabalhos, realizados em tempos de pandemia.
Participámos com dois projetos realizados na disciplina de Oficina de multimédia B, que agora são apresentados neste «Dossier de Práticas Artísticas (...)».
Agradeço a participação e empenho demonstrados pelos meus alunos do 12.º A1 da Escola Secundária Ferreira Dias.»
Cristina Gaspar


Os 28º e 29º trabalhos apresentados neste Dossier de Práticas de educação Artística: 

 28. ESPELHO, ESPELHO MEU, REFLEXOS E REFLEXÕES

Escola Secundária de Ferreira Dias (Sintra) 
Docente: Cristina Gaspar 
Data de realização/implementação: 28 de abril a 5 de maio de 2020 
Ano de escolaridade: 12.º Ano – Artes Visuais (disciplina de Oficina de Multimédia B) 

Este foi o primeiro exercício solicitado aos alunos para realizarem em tempo de pandemia e durante o período de confinamento devido à Covid-19. Desconhecendo as possibilidades técnicas dos alunos, este exercício deveria ser realizado com a técnica de fotografia com telemóvel e, por isso, acessível a todos. Deveria ser ainda um exercício de autoanálise e introspeção, de experimentação e desconstrução através da possibilidade dos reflexos múltiplos e a partir de diferentes pontos de vista e enquadramentos. Os trabalhos apresentados resultam de interpretações muito pessoais, alguns são representações literais, mas outros apresentam imagens poéticas e melancólicas, o que surpreendeu os próprios autores.





29. O MUNDO A PARTIR DA MINHA JANELA 

Escola Secundária de Ferreira Dias (Sintra) 
Docente: Cristina Gaspar 
Data de realização/implementação: 26 de maio a 8 de junho de 2020 
Ano de escolaridade: 12.º Ano – Artes Visuais (disciplina de Oficina de Multimédia B) 

Este exercício teve como ponto de partida continuar uma reflexão sobre este período de confinamento e a importância da Arte na superação de dificuldades e até para nos transcendermos. Ao sublinhar mais uma vez o poder da arte como terapia e o seu poder de criar resiliência e capacidade para lidar com esta adversidade e ameaça, ou com as tensões para superar problemas emocionais, confirma-se a frase de Albert Camus quando disse "Se o mundo fosse claro, a arte não existiria”. Foi solicitado aos alunos que apresentassem um projeto pessoal sobre a forma como se adaptaram às imposições de confinamento. Um projeto que refletisse «a viagem» da mente, uma vez que o seu corpo estava impedido de o fazer. Como inspiração foi sugerido o projeto do «CAM The Covid Art Museum» (https://www.instagram.com/CovidArtMuseum/) Os alunos poderiam utilizar qualquer técnica (fotografia, fotomontagem ou ilustração)

Iryna Petrüchuk «Queres brincar comigo?»

👇(Re)descobrir os trabalhos da turma:  

Blografico

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