segunda-feira, 24 de maio de 2021

EXAMES DELF 2021



Nos dias 20 e 21 de maio de 2021, fomos a Mem Martins para realizar as provas do DELF na ESCOLA BÁSICA 2, 3 FERREIRA DE CASTRO.




Contra ventos e confinamentos, entre sessões presenciais e sessões à distância,
as marés da nossa vontade foram as mais fortes!

Dia 20: 
Foi com um sorriso nos lábios (ou melhor, um sorriso nos olhos!) que  aguardámos o início das provas...




O sol marcou presença e a nossa boa disposição também!






As últimas revisões antes do grande momento!




Dia 21:
A Escola festejava a diversidade cultural.

Um dia lindo para fazer as provas do DELF...







... Entre bandeiras coloridas e o olhar benevolente de Ferreira de Castro.





António Castel-Branco, Diretor da Escola, felicitou os candidatos. 
Os jovens foram gentilmente recebidos e encorajados pelas Professoras de Francês , Elisabete Pires, Clara Gomes e Ana Paula Silva, durante as provas coletivas e as provas individuais. 
Gratos!




Concluídas as provas, a Professora Elisabete Pires, Coordenadora do Departamento de Línguas e Dinamizadora do projeto DELF, e a Professora Clara Gomes juntaram-se ao nosso grupinho e realçaram a importância da filosofia Ubuntu em destaque, nesse dia, na Escola Ferreira de Castro.



Gratos pelo rigor da organização destes dois dias e pelo acolhimento tão caloroso !




Bilkiça, Elcy, Gonçalo, Letícia, Marco, Rafael et Raíssa,

vamos aguardar os resultados com serenidade!
Independentemente dos resultados que vierem, parabéns pelo vosso empenho e pela vossa aplicação  !

Maria Laura Matos

domingo, 16 de maio de 2021

«De Corpo e Alma» - Aldeias históricas de Portugal

Sortelha


« Grandes figuras da História de Portugal convidam a descobrir a alma das Aldeias Históricas em novo filme promocional.
Produzido pela Lobby Films & Advertising, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, o novo filme promocional “De Corpo e Alma” é uma experiência imersiva e sensorial, conforme sublinha o realizador Telmo Martins: “O espectador faz uma viagem intensa pelas aldeias, explorando a visão, a audição e o coração. Através da construção de um ambiente próprio, mágico, misterioso, mas também intenso e apaixonante. O objetivo foi criar uma narrativa que seja magnética para quem vê o filme e o arraste, de forma disruptiva, para locais únicos no mundo e para uma história inigualável”. »




quinta-feira, 13 de maio de 2021

«A francofonia mantém-nos juntos»



« Os 11 países organizadores da Festa da Francofonia 2021 em Portugal uniram-se em torno da criação de uma obra de arte urbana realizada pelo artista franco-português Styler na parede de uma escola primária, no bairro da Ajuda, rua Nova do Calhariz.

O olhar de uma criança que simboliza a abertura ao mundo, flores ilustrando a diversidade, uma borboleta voando pela liberdade, mãos representando a partilha e um lema de união: A francofonia mantém-nos juntos!

Para além de numerosos eventos online e de uma presença mais forte nos media durante os meses de março e abril, a Francofonia em Portugal também quis celebrar os seus valores através de uma obra de arte urbana realizada pelo artista franco-português Styler. »

AQUI

Clarisse Boudart, Adida da cooperação linguística e educativa -Instituto Francês de Portugal - apresenta-nos a obra e o autor.

Gratos pelo dinamismo e pelo empenho do Instituto em desenvolver a aprendizagem do francês, entrelaçando as nossas culturas.

José Maria Laura

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa




 “Ela própria uma afirmação de diversidade, a Língua Portuguesa vai-se construindo no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes, num constante enriquecimento da sua multiculturalidade. Assumindo um papel fundamental na mobilização de conhecimento, com uma presença cada vez mais visível em várias facetas culturais, adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é, efetivamente, uma língua de comunicação global. Ecoando a “voz do mar” e atravessando todos os oceanos, esta língua projeta-se para o mundo a partir da Cplp.”

António Guterres - secretário-geral da ONU


“O génio de angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, guineenses, moçambicanos, são-tomenses, timorenses, portugueses falando há séculos em casa e nas diásporas. O génio de ser uma língua do futuro, viva, diversa na unidade, que muda no tempo e no espaço continuando a ser a mesma no essencial.”

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal