Hoje, o António Marques está de parabéns!
Longe da Ferreira, gozando uma recente e merecida aposentação, celebra, junto dos que ama, mais um ano numa vida repleta de viagens e de descobertas com a cumplicidade da Conceição, companheira incansável de todas as aventuras…
Sempre pronto para novos desafios, o António continua a escrever a sua História, num manuscrito de respeito e de lealdade, como sempre fez no seu quotidiano profissional.
Nas crónicas da Ferreira, tive o privilégio de viver muitos capítulos de um longo trabalho ao lado do António! Na Construção e na Coordenação dos Departamentos, sob a orientação incomparável da Leonídia Cunha, com a Teresa Nabais, o António Barata e a Lígia Santos, partilhámos inúmeras tarefas árduas numa época conturbada em que a avaliação do desempenho docente se instalava nas escolas, com uma procissão de incertezas e de confusões.
Com a distância, posso afirmá-lo: formámos uma equipa incrível! Tão diferentes uns dos outros! Lembro-me das nossas discussões acesas, as horas a fio na análise da legislação, as reuniões intermináveis para construir os documentos que sustentariam os novos procedimentos de avaliação. Tentávamos procurar soluções para minorar as injustiças impostas pela tutela. Frequentemente, apontávamos caminhos diferentes, apresentávamos argumentos discordantes, vacilando entre a irritação e a brincadeira… Mas sempre unidos no momento da apresentação das conclusões à comunidade escolar!
Foi nesses tempos difíceis que aprendi a conhecer melhor o António: a voz grossa e a postura por vezes ríspida que espelhava dissimulavam uma bonomia e uma gentileza infinitas. Sempre pronto para ouvir, sempre disposto para adiantar trabalho! E, por vezes, saboreávamos a sua bola de carne….
Admirei-o profundamente quando, terminada a epopeia da Coordenação, aceitou o desafio de encabeçar a Direção da Ferreira. Estávamos derreados após sete anos em que tudo tinha acontecido, de «guerras civis» a «armistícios» entre o «povo» da Ferreira… Estava exausto, mas avançou! Em nome do sucesso da nossa escola, o António reuniu forças e liderou as hostes durante quatro anos. E deixou sementes! Hoje são os seus colaboradores de então que orientam os Dias da Ferreira…
Os fragmentos da História da Ferreira sublinharão a tua passagem-presença empenhada.
Bem hajas!
30 de junho de 2023,
Maria Laura Matos
Querida Laura, o António e eu ficámos muito emocionados com as tuas palavras. Cada palavra tua foi escrita com sentimento e por isso tocou os nossos corações e deixou-nos muito felizes. Só uma pessoa especial como tu, a escrever deste modo nos consegue fazer sentir especiais.
ResponderEliminarSó vimos hoje e fiquei
de lágrimas nos olhos, pelas recordações, pelas
fotos, pelo teu carinho para com o António.
Adorámos cada palavra e fica a nossa profunda gratidão. O
António respondeu mas não estou a ver o comentário dele e ele está aqui comigo para respondermos em conjunto.
Muito, mas muito obrigada.
Vocês todos foram sim uma grande equipa e todos merecem o nosso aplauso e louvor.
Mil vezes bem-hajas.
Conceição e António Marques