terça-feira, 8 de julho de 2025

SARA DIOGO - Celebrar o Teatro e a Escola


 Teatro da Ribafria

Visita à Quinta da Ribafria, no âmbito do espetáculo do Sérgio Moura Afonso, ator ex-Ferreira, que apoiou este projeto com os seus conhecimentos cénicos e técnicos.



A professora como mestre de cerimónias - divulgar porque estamos ali


Inês Pereira (Sofia), a Mãe (Diana) e Lianor Vaz (Jaciara)


O encontro de Pero Marques (Daniela) e Inês (Sofia) com Rafaela, empregada de mesa


Tinder (Gonçalo) ou Viber (Lucas)? 
Inês e a Mãe procuram pretendentes em aplicações


Inês, Pero Marques e o Ermitão (Marta)



Celebrar o Teatro e a Escola

Nos dias 3 e 13 de junho, a turma 10º L1 apresentou, no espaço das Oficinas da Ferreira Dias, a sua versão da Farsa de Inês de Pereira. A partir do estudo da obra de Gil Vicente, estes alunos propuseram-me trazer a história da jovem sonhadora para os dias de hoje, mostrando as mudanças que o tempo trouxe: as redes sociais tomaram o lugar das pessoas e os escudeiros fanfarrões foram substituídos por aspirantes a famosos na internet. Aceitei o desafio deles, encontrámo-nos várias vezes para ensaiar nos nossos tempos livres e pudemos oferecer à comunidade escolar uma peça de cerca de 30 minutos, onde a dedicação dos alunos era evidente, polvilhada com um pouco de nervosismo. Eu e eles sabíamos que o teatro é sempre muito mais que uma simples peça, sabíamos que havia no nosso projeto um subtexto precisamente dedicado ao tempo, não só ao tempo histórico da peça, mas também à vivência do tempo na Ferreira Dias.

A escolha do espaço junto às Oficinas representou uma ligação entre o passado, o presente e o futuro da Ferreira: foi ali que há 39 anos um 7º J representou o Rei Édipo e assim deu início ao Grupo de Teatro “os Jotas”, ao qual pertenci durante dez anos, mais do que o meu tempo de aluna na Ferreira. Em representação desse passado, alguns elementos desse grupo, incluindo Sérgio Moura Afonso, que descobriu na Ferreira a sua vocação e hoje é ator profissional, vieram à Ferreira assistir a esta peça e conversar um pouco com estes jovens sobre a importância do teatro para quem são como adultos. É também ali que a nova Ferreira começará a formar-se com o início das obras de requalificação da Câmara de Sintra. Assim, desafiei estes alunos, sedentos de História e de histórias, a usar aquele espaço por uma última vez, fazendo do Teatro uma bela festa de despedida que também celebra o presente, onde uma turma, com trabalho, empenho e uma certa loucura, decide fazer teatro. Estão todos de parabéns pela criatividade e pelos seus desempenhos. Que continuem a ser capazes de sonhar e de perseguir esses sonhos.

Sara Diogo

Fotografias - Sara Diogo

 Parabéns por fazerem da Ferreira um Palco de Vida!

José Maria laura


« Nous voulons de la vie au théâtre, et du théâtre dans la vie. »

JULES RENARD



Sem comentários:

Enviar um comentário