segunda-feira, 16 de junho de 2014

«DELF SCOLAIRE» na Ferreira

DELFerreira 2013-2014

A FERREIRA DIAS ESTÁ DE PARABÉNS!
5 ALUNOS CANDIDATARAM-SE AO EXAME DO «DELF SCOLAIRE» QUE CERTIFICA CONHECIMENTOS EM LÍNGUA FRANCESA.

ANDRESA DAS NEVES E  ANA CATARINA CANDEIAS - NÍVEL A2

XIAOXUE CHEN E AILTON TAVARES - NÍVEL B1

ZÉLZIMA JORDÃO - NÍVEL B2

Foram avaliados nas 4 competências
(compreensão oral e escrita / produção oral e escrita)
nos dias 8 e 9 de maio, em Lisboa...
Já chegaram os resultados! 

CONSEGUIMOS!

PARABÉNS!

EM MARÇO de 2014, A ZÉLZIMA ESCREVIA:

Desde o início do ano letivo 2013/2014, tenho frequentado as aulas de francês cujo objetivo é a preparação do DELF. Trata-se de um exame realizado no Instituto Francês em Lisboa, que pretende avaliar o nosso nível de Francês, podendo ser atribuído um de seis níveis possíveis, A1,A2,B1,B2,C1 e C2, sendo o primeiro o mais baixo e o último o domínio total da língua francesa. É ainda importante salientar que, como o DELF da nossa escola se destina aos alunos, ele é designado como DELF SCOLAIRE e, por isso, na hora da inscrição para o exame só nos podemos inscrever até ao B2. 
Relativamente à importância deste exame, torna-se importante referir que ele é uma mais-valia para o nosso futuro, já que enriquece o nosso currículo, permitindo-nos trabalhar em países francófonos ou não, em empresas que necessitem desta língua na Europa ou noutro continente. Sem falar da realização pessoal.
Quando comecei a frequentar estas aulas, tinha como objetivo a realização do DELF SCOLAIRE. Como sempre gostei do Francês e quis candidatar-me à Universidade em França, fui informada de que, para que o meu desejo se realizasse, teria de realizar um outro exame, o TCF (Test de Connaisance du Français). No entanto, este exame realizava-se muito mais cedo que o DELF, cerca de três meses antes. Como o TCF estava marcado para o dia 11 de fevereiro, eu e a professora tivemos de aumentar o ritmo de trabalho. " Aumentar o ritmo" foi mesmo acelerar ao máximo as coisas, o que implicou vir mais cedo para a escola, tanto a professora como eu, e a resolução de um livro quase completo em apenas dois dias.Tanto eu como a professora, a pessoa que mais me motivava, trabalhámos imenso, tendo sempre em vista o nível B2 no TCF que era o nível obrigatório para avançar com a minha candidatura à Universidade. Resumindo e concluindo, tivemos aproximadamente duas semanas para preparar o exame.
Passados alguns dias, fiz o exame e cerca de um mês e meio depois tive a resposta. Tinha passado! Quando recebi a notícia, senti que o primeiro passo estava dado e que provavelmente iria conseguir a vaga na Universidade, mas também me senti muito orgulhosa de mim mesma. Contudo, sei que não conseguiria fazer o exame sem o apoio da professora Maria Laura que sempre se disponibilizou a ajudar-me e a dar-me confiança, acalmando-me.
Por isso, professora, o meu muito obrigado por tudo, pelo tempo que dedicou a este nosso projeto, pelo saber que me transmitiu, mas acima de tudo por não me deixar desistir e por me levar a acreditar que tudo daria certo. Assim, não fui eu que consegui o diploma, fomos nós, porque nós sabemos o árduo trabalho e o tempo investido para que tudo desse certo. Mas tudo valeu a pena. Por fim, queria agradecer às minhas colegas de Francês Ana e Xui pelo apoio que me deram.
Zélzima
Alguns abraços: 
Hoje sou eu que escrevo «CONSEGUIMOS!», acarinhando esta fabulosa primeira pessoa do plural que a Zélzima usou (et qui fait chaud au coeur...) no seu testemunho que muito nos orgulha! Sou eu que agradeço o entusiasmo que manifestaram sempre, quando, ao fim da tarde, depois de um dia de aulas ou de trabalho, apareciam, empenhados, na nossa salinha para PARTILHAR EM FRANCÊS... (Numa altura em que o Francês já tinha desaparecido de alguns dos vossos currículos...)
Por isso mesmo é que só podia acreditar que «tudo daria certo»!

Fica aqui um abraço caloroso à professora Maria do Carmo Simões que, por motivos de saúde, só pôde dinamizar as sessões do DELFerreira até Janeiro. Mas nunca deixou de acompanhar e de encorajar este «nosso» projeto!

Ailton Tavares, Ana Afonso, Ana Catarina Candeias, Andresa das Neves, Cátia Coelho, Joana André, Joana Gomes, Letícia Jerónimo, Micaela Margarido, Rosária Caetano,  Sara Tavares, Vera Algarvio, Xiaoxue Chen e Zélzima Jordão, o vosso sorriso amigo e confiante fica profunda e reconhecidamente associado a esta primeira edição do DELFerreira ! 

À bientôt!
Maria Laura Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário