quinta-feira, 12 de abril de 2018

PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO CARITA - As 4 edições (2014, 2015, 2016 e 2017)

Fernando José Eduardo Louro Carita


Fernando Eduardo Louro Carita nasceu a 27 de maio de 1961 e faleceu em 22 de junho de 2013. Estudou na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professor, tradutor e poeta. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês), exerceu a sua atividade docente na Escola Professor Mendes dos Remédios, de Nisa, posteriormente na Escola Secundária de Benfica e, por fim, na Escola Secundária Ferreira Dias (Agualva-Cacém).
Deixou publicados três livros: A Obscura Espiritualidade da Matéria (Lisboa, 1988), em edição de autor, bilingue, da Taillis Prés, há muito fora de circulação, e dois livros de poemas que estão entre algumas das mais significativas obras da moderna poesia portuguesa, A Salvação pelo Vazio / Le Salut par le Vide, em 2005, e A Casa, o Caminho / La Maison, le Chemin, em 2008 (ambos publicados na Bélgica, em edição bilingue, traduzida para o francês por Marie Claire Vromans). Traduziu o livro Figures du très Obscur / Figuras do muito Obscuro, de Yves Namur (Lisboa, 2005, editora Cavalo de Ferro).  Postumamente, foi publicado o livro Estância & Deixamento, em junho de 2017, pela Editora Licorne.
Para além da colaboração em diversas revistas da especialidade, dois dos seus poemas foram publicados no número 177 – maio de 2011 da Revista Colóquio / Letras – Poesia.
Traduziu vários textos de conhecidos autores, entre eles Yves Namur, poeta belga, cuja tradução deu a conhecer, em Portugal, “Figuras do Muito Obscuro”, livro prefaciado por Nuno Júdice.
Fernando Eduardo Carita foi um dos 40 escritores entrevistados por Ana Marques Gastão para o Diário de Notícias. O texto faz parte de um conjunto de entrevistas reunidas num volume de 468 páginas, O Falar dos Poetas, publicado pela editora Afrontamento.
Ficou conhecido pela sua obra poética e teve projeção no estrangeiro.

Judite Morais

As 4 compilações 




Sem comentários:

Enviar um comentário