sábado, 26 de agosto de 2023

Clara Rocha Santos (1952-2023)

 


«A Associação Evoluir Oeiras lamenta a morte da associada Clara Rocha Santos, cidadã empenhada nas causas da justiça social, do ambiente e da participação na vida pública.

Residente em Algés, foi um dos elementos fundadores da Associação Evoluir Oeiras (na foto na campanha de rostos e mensagens que fizemos quando constituimos a Associação), e uma inspiração para todos nós, pelo entusiasmo, energia e qualidade das suas intervenções.

Esteve também presente na génese da Coligação Evoluir Oeiras, tendo apoiado e dado importantes contributos para o trabalho político desenvolvido.

Foi proponente do projeto de requalificação da Praia de Algés ao Orçamento participativo de Oeiras de 2019. Um projeto que, apesar de ter ganho, nunca chegou a ser posto em prática.

Geógrafa de formação, antes de se ter mudado para o concelho de Oeiras, morou no concelho de Sintra, onde foi Professora e realizou regularmente atividades de educação ambiental.

A Clara será sempre lembrada como uma mulher corajosa e defensora do bem comum, e deixa certamente saudades em vários coletivos do nosso concelho (por exemplo, na Rede Desafiar Algés e na Fábrica de Alternativas) e não só.

Às filhas e ao filho e a toda a família e amigos/as, os nossos sinceros sentimentos.

À Clara a nossa gratidão. Obrigada.»





Foto do Bloco de Esquerda de Sintra.


Clara Rocha Santos: a professora e ativista do ambiente deixou-nos

Geógrafa, professora, viajante, atleta, ativista de várias causas associativas e sociais, bem como entusiasta da sustentabilidade e da educação ambiental, bem como da (re)qualificação e utilização do espaço público pelas populações foi uma referência para várias gerações.25 de Agosto, 2023 - 18:00h
....................................................................................................................................................

Faleceu Clara Rocha Santos, cidadã e geógrafa, professora, viajante, atleta, ativista de várias causas associativas e sociais, bem como entusiasta da sustentabilidade e da educação ambiental, da (re)qualificação e utilização do espaço público pelas populações.

Nascida em Lisboa em 1952, residiu em Algueirão Mem Martins, tendo sido professora na Escola Secundária Ferreira Dias durante quatro décadas. O seu sentido pedagógico, a inovação que sempre procurou trazer à atividade docente, o espírito crítico que professava e que procurava estimular em quem a rodeava e o empenho em diferentes causas, com destaque para a proteção do meio ambiente, tornaram-na numa referência para várias gerações de estudantes.


AQUI




Associação Professores Geografia

«A Clara Santos deixou-nos hoje. Foi professora de Geografia, nossa companheira, colega, amiga e um membro da Direção da APROFGEO. Estava sempre presente nas lutas e atividades para uma cidadania ativa, mentora de muitos projetos da Geografia, quer na Escola, quer na Associação - a verdadeira percussora da cidadania territorial. Deixa-nos saudades e boas lembranças pelo seu companheirismo e pela sua disponibilidade para as lutas pelas causas humanas, ambientais e geográficas e associativas.
Deixa um legado forte que nos alumia o caminho.
Até sempre
Lisboa, 25/08/2023»




Sem comentários:

Enviar um comentário