Ficha Técnica
Campanha "Bandeiras"
Agência: Foote Cone & Belding
Portugal
Cliente: Grande Reportagem
Direcção Criativa: Luís Silva Dias /
Duarte Pinheiro de Melo
Redactor: Ícaro Dória
Director de Arte: João Roque
Director de Conta: Andrea Valenti
A campanha (...)baseia-se em temas de grande actualidade, como a guerra no Iraque, a violência contra a mulher em África, a desigualdade social no Brasil, o tráfico de droga na Colômbia, a Malária, a SIDA, a mortalidade infantil, etc.
As bandeiras e as legendas ...
clicar na imagem
A campanha "bandeiras" da
Foote Cone & Belding (FCB) para a Grande Reportagem já fez correr muita
tinta... com um forte impacto nacional e internacional, esta campanha correu
mundo e mereceu destaque na imprensa de vários países como França, Itália, EUA,
Brasil, Argentina, etc.
O fenómeno gerado pelas
"bandeiras" é conhecido como marketing viral, sem uma intenção prévia
por parte do anunciante ou da agência, esta campanha criada para ser veiculada
na imprensa nacional, extrapolou esse objectivo e acabou por, gratuitamente,
chegar a milhares ou até milhões de pessoas via web, espalhando-se como um
"vírus".
A ideia desta campanha surgiu da
necessidade de afirmar um posicionamento forte para a nova fase da Grande
Reportagem (que começou a ser distribuída com o Diário de Notícias), que
pretendia continuar a oferecer aos leitores uma visão profunda do jornalismo,
partindo, como base, das coisas que são realmente importantes no mundo actual.
Foi assim que a equipa criativa chegou ao conceito: "Conheça o Mundo em
que Vive" e à ideia de atribuir novos significados às cores e às estrelas
das bandeiras nacionais, com base em dados actuais da Amnistia Internacional e
de vários organismos da ONU.
A campanha, que começou a ser veiculada
em Janeiro, baseia-se em temas de grande actualidade, como a guerra no Iraque,
a violência contra a mulher em África, a desigualdade social no Brasil, o
tráfico de droga na Colômbia, a Malária, a SIDA, a mortalidade infantil, etc.
Soma, agora, à sua conta pessoal mais um
prémio internacional que vem reforçar o reconhecimento global que obteve, o Art
Directors Club of Europe (ADCE- Clube de Directores de Arte da Europa) entregou
este fim-de-semana o Grande Prémio do Best of Design and Advertising à campanha
Bandeiras. O festival entregou 14 ouros, para além de ter nomeado 83 peças
finalistas.
O ADCE agrupa os vários Clubes de
Criativos da Europa e pretende promover e premiar a excelência nas áreas do
Design e da Publicidade. A campanha Bandeiras da FCB já foi reconhecida, entre
outros, com leão de ouro em Cannes, lápis de ouro do One Show, Grande Prémio do
Clube de Criativos de Portugal e Grande Prémio no FIAP.
2005
AQUI:
Sem comentários:
Enviar um comentário