domingo, 14 de outubro de 2018

LÍVIO DE MORAIS - Contribuição de África na Cultura Universal - Máscaras e Esculturas africanas (Coleções dos museus da Europa, América e África)


«O investigador e historiador de Arte, Lívio de Morais, Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, criou um Projeto Cultural Internacional ao realizar esta inédita Mostra de imagens que se encontram nas coleções dos Grandes Museus da Europa, América e África. Em primeiro lugar, houve a necessidade de pedir autorização às direções dos Museus para digitalizar as imagens, respeitando-se assim os Direitos de Propriedade e do autor (fotógrafo) das imagens editadas. O visitante desta Exposição vai conhecer os Museus do Mundo, mais prestigiados em Etnologia sobre a produção da Arte Etnológica Africana. Picasso quando viu pela primeira vez estas obras em exposição em Paris, ficou extremamente maravilhado para pintar Les Demoiselles d'Avignon - primeiro quadro do Cubismo. Assim, com inspiração nestas obras de África, nasceu o Modernismo na Arte Europeia.

Esta exposição surge no âmbito da realização da Tese de Doutoramento do investigador Lívio de Morais e foi com base nesse objetivo que os Museus prontamente se disponibilizaram nas cedências das imagens, É uma exposição que se pretende que possa vir a circular nos Museus participantes.

A partir da realização desta magnífica Mostra, exposta entre 13 de outubro e 18 de novembro de 2018, A CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS integra-se nas Grandes Casas da Cultura da Europa, América e África, numa relação íntima com os Museus de Etnologia.»

in Informação Casa da Cultura Lívio de Morais

Mestre Lívio de Morais, a caminho da inauguração. 




Mestre Lívio apresentou, com o seu entusiasmo habitual, a génese e o desenrolar da exposição...

 ...na presença do Senhor Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Casimiro Simeão Bule,

... e da Senhora Diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sintra, Maria João Raposo.





 Todos os presentes percorreram as salas, descobrindo reproduções de inúmeras obras de arte espalhadas por tantos museus do mundo e ouviram as explicações apaixonadas (e apaixonantes!) de Mestre Lívio.


Com José Manuel Cardoso.

Lívio de Morais e a esposa, Fátima Morais.


Não percam esta Mostra exposta até 18 de novembro de 2018,

na Casa da Cultura Lívio de Morais
Av. 25 de Abril, Largo da Igreja - Mira Sintra
2735-400 Cacém
Mira-Sintra espelha Museus do Mundo!

MUSEUS PARTICIPANTES NESTA MOSTRA ÚNICA

Museu de História Natural - Maputo - Moçambique

Museu Nacional de Etnologia de Nampula - Moçambique

Musée Dapper - Paris - France

Musée du quai Branly - Paris - France

Musée de l'Homme - Paris - France

Musée Royal de l'Afrique Centrale - Tervuren - Belgique

Musée Barbier-Mueller - Genève - Suisse

Staatliches Museum für Völkerkunde - München - Deutschland

Museum am Rothenbaum - Hamburg - Deutschland

Staatliche Museen zu Berlin - Deutschland

Übersee-Museum Bremen - Deutschland

Museum für Völkerkunde zu Leipzig - Deutschland

Musée d'Ethnographie de Neuchâtel - Suisse

The Museum of Modern Art - MOMA - New York - USA

National Museum of African Art - Washington - USA

The Metropolitan Museum of Art- The Met - New York - USA

Hamill Gallery of Tribal Art - Boston - USA

British Museum - London - United Kingdom


Entramos na Casa-da-TUA-(nossa)-CULTURA e de súbito ÁFRICA-AVÓ-MÃE-ÁRVORE, riqueza ancestral! O que ali sorvemos são imagens de pontos geográficos diferentes do mesmo impulso original que expõe sentimentos, emoções, VERDADES criadas entre o humano e o sobrenatural vivido de acordo com a natureza. Nacos de madeira humanizados por mãos quase sempre anónimas, «partes» de máscaras, não para esconder o rosto mas para expor a parte interior, menos visível e mais «altiva».

Bravo, caro Lívio, obreiro altruísta e sensível que nos trazes o retrato de quem o não pode trazer.
És um AMIGO-DA-ARTE, um homem capaz de parir pelos olhos, pela língua, pelas mãos.
Bem-hajas!
José Maria Laura

1 comentário:

  1. MOSTRA DE ARTE AFRICANA NA CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS: -Obras de Arte Africana dos Museus de Etnologia da Europa, América e África (Moçambique): - Um projecto Cultural inédito, de acordo com o programa do Dia de África (25 de Maio/2018), na UNESCO. Esta Mostra resultou da investigação do Mestre e Professor LÍVIO DE MORAIS, em colaboração generosa dos colegas Drª MARIA LAURA MATOS e Dr. JOSÉ MARIA SILVA (Professores de francês) e da colega Drª SERAFINA COSTA (professora de alemão). Esta Mostra teve o apoio e autorização dos Directores dos Museus de Etnologia de França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Grâ-Bretanha, América e Moçambique. Aqui está evidente a prova da Contribuição de África na Evolução da Cultura Universal. PABLO PICASSO, foi o primeiro Artista que ficou contagiado, em 1905, na Exposição Universal realizada no Musée de l´Homme (Museu do Homem), em Paris, quando viu pela primeira vez a Arte africana. PICASSO disse: "Já descobri a ARTE". O primeiro quadro que PABLO PICASSO foi pintar com base nas Máscaras africanas, foi "Les Mademoiselle d´Avignon", primeiro quadro do CUBISMO, e do MODERNISMO, na HISTÓRIA. Georg Wilelm Friedrich Hegel (1770-1831) estava totalmente errado quando pensou e afirmou que África era um Continente sem História.

    ResponderEliminar