segunda-feira, 5 de outubro de 2020

FÁTIMA COELHO - A alma de um professor nunca envelhece

« Apesar das dificuldades e das mágoas, apesar de muitas vezes nos sentirmos desvalorizados e esquecidos, nós somos professores. Ser professor não é só ter uma profissão, é ser aquilo que se é. Um professor não deixa de ser professor quando acabam as aulas nem quando não tem testes para fazer ou corrigir. 

A alma não se guarda numa pasta ou num ficheiro. A alma de um professor nunca envelhece. Os seus olhos podem já ver mal ou as suas pernas já não terem muita força, mas o coração de um professor nunca deixa de se comover com a juventude daqueles que ensina e é nessa fonte que dá de beber à vida.

Um professor tem paixão. Os alunos nunca esquecem a paixão de um professor. A paixão de um professor é aquilo que fica nos alunos como a maior lição. Quando se esquecerem da matéria, fica a alma. Um professor é decisivo na vida dos seus alunos. Olha para eles para olhar por eles. 

Um professor pode não ter explicação para tudo, mas dá sempre o exemplo. Um professor não ensina só o que sabe, ensina o que é.»

Gratos, Fátima Coelho!


   AQUI

“Être enseignant, ce n'est pas un choix de carrière, c'est un choix de vie.”
François Mitterrand

Sem comentários:

Enviar um comentário